Kuro Obi – 1º Dan (Sho Dan) ao 10º Dan (Kansho)

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada.A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.

Observe-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim, o estado mental, para o mundo, de quem atingiu essa graduação. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem ao Budô.

Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade.É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento. Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.

No karate mais tradicional, no tempo de Gichin Funakoshi Sensei a maior graduação possível na época, de 5º Dan. Foi só no início da década de 1960 que foram incluídos os graus de 6º a 10º Dan no sistema Kano, após a morte de Funakoshi. Concluímos, com isso, que o Pai do Karate Moderno nunca usou a faixa coral (inserida no sistema para diferenciar os possuidores de grau Dan –Yudansha- dos peritos que eram antigos no grau Dan –Kodansha- e que era outorgada a partir do 6º Dan).

A Japan Karate Association resistiu até o final da década de 1960 para incluir os outros cinco Dan e a Shotokai nunca os incluiu. Esse é o motivo pelo qual ninguém nunca usou a faixa coral no Shotokan. Nenhum grande mestre gostaria de ofender a memória de Funakoshi sensei usando uma faixa que representa um nível superior ao dele (coral ou vermelha), portanto mesmo aqueles graduados 10º Dan, como Masatoshi Nakayama, Hirokazu Kanazawa ou Tetsuhiko Asai sempre usaram a faixa preta.

As nomenclaturas paras os modernos Dan´s são:

1º Dan – SHO DAN (INSTRUTOR) – SHIDOIN ICHI
2º Dan – NI DAN (INSTRUTOR) – SHIDOIN NI
3º Dan – SAN DAN (INSTRUTOR) – SHIDOI SAN
4º Dan – YON DAN (PROFESSOR) – SENSEI
5º Dan – GO DAN (MESTRE GRAU 1) – SHIHAN
6º Dan – ROKU DAN (MESTRE GRAU 2) – RENSHI
7º Dan – HICHI DAN (MESTRE GRAU 3) – KYOSHI
8º Dan – HACHI DAN (MESTRE GRAU 4) – HANSHI
9º Dan – KU DAN (MESTRE GRAU 5) – HANSHI
10º Dan – JU DAN (MESTRE GRAU 6) – KANSHO/MEYJIN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *